LIDERANÇA
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo verificou-se que a Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-a numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA:
Liderança não se impõe, se conquista. O líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
LÍDER E CHEFE:Para a atualidade, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
Desta forma temos as seguintes diferenças:
O líder inova O chefe administra
O líder desenvolve O chefe mantém
O líder cria O chefe imita
O líder questiona O chefe aceita
O líder confia nas pessoas O chefe depende de controles
O líder focaliza as pessoas O chefe focaliza o sistema e a estrutura
O líder é seu próprio comandante O chefe é o clássico bom soldado
O líder educa O chefe treina
Cada vez mais se torna essencial que, no contexto organizacional, haja uma liderança dinâmica e eficaz.Um bom líder enraíza no grupo que os objetivos comuns devem sobrepujar aos interesses individuais. Outro predicado que se destaca é a sua capacidade de interagir com pessoas das mais diferentes formações e/ou personalidades e apesar de toda essa diversidade, obter uma uniformidade de pensamento e de ação. Um verdadeiro líder mobiliza todo o grupo, sendo respeitado e reconhecido por todos. Liderança não se impõe, se conquista. Considera-se um “bom líder” alguém que “motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Não se pode começar a motivar e coordenar pessoas até que você — e elas — saibam exatamente quais as metas a alcançar. Por isso, você precisará:
1- assinalar claramente suas metas
2- verificar se são realistas
3- informar sua equipe
Mesmo porque de qualquer forma que se desenrole a vida humana, é inegável que cada um de nós tem:
1- Um Ponto de Partida, de onde nos sentimos chamados e somos preparados para enfrentar desafios e provar nossa competência, coragem e dedicação a valores mais elevados:
2- Uma Grande Transição, de onde partimos para uma busca ainda mais profunda de transformação pessoal e espiritual, dispostos a nos libertarmos definitivamente de crenças e premissas e ir além dos limites conhecidos; e
3- Uma Síntese, de onde, transformados, estamos capacitados a ser agentes de transformação do mundo pela nossa força interior e pela demonstração de nosso exemplo vivo, ou seja, pela nossa Liderança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:Assim a boa liderança consiste em inspirar os demais para que pensem de maneira tal que o benefício atinja todos os envolvidos. O grande guru da administração, Peter Drucker, diz:
"A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."
"O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!"
Para saber se você é um líder de verdade, conte quantas pessoas prestam atenção ao que você diz. Isso poderá revelar a medida de sua capacidade de liderança, a influência que você exerce sobre os outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O que é a liderança? Artigo em Portal Gestão O que é a liderança?
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ISBN 85-352-0677-9.
LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9.
BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. Título Original "A Primer on Organization Behavior". 1992 - São Paulo - Editora Pioneira.
Ao longo do tempo verificou-se que a Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-a numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA:
Liderança não se impõe, se conquista. O líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
LÍDER E CHEFE:Para a atualidade, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
Desta forma temos as seguintes diferenças:
O líder inova O chefe administra
O líder desenvolve O chefe mantém
O líder cria O chefe imita
O líder questiona O chefe aceita
O líder confia nas pessoas O chefe depende de controles
O líder focaliza as pessoas O chefe focaliza o sistema e a estrutura
O líder é seu próprio comandante O chefe é o clássico bom soldado
O líder educa O chefe treina
Cada vez mais se torna essencial que, no contexto organizacional, haja uma liderança dinâmica e eficaz.Um bom líder enraíza no grupo que os objetivos comuns devem sobrepujar aos interesses individuais. Outro predicado que se destaca é a sua capacidade de interagir com pessoas das mais diferentes formações e/ou personalidades e apesar de toda essa diversidade, obter uma uniformidade de pensamento e de ação. Um verdadeiro líder mobiliza todo o grupo, sendo respeitado e reconhecido por todos. Liderança não se impõe, se conquista. Considera-se um “bom líder” alguém que “motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Não se pode começar a motivar e coordenar pessoas até que você — e elas — saibam exatamente quais as metas a alcançar. Por isso, você precisará:
1- assinalar claramente suas metas
2- verificar se são realistas
3- informar sua equipe
Mesmo porque de qualquer forma que se desenrole a vida humana, é inegável que cada um de nós tem:
1- Um Ponto de Partida, de onde nos sentimos chamados e somos preparados para enfrentar desafios e provar nossa competência, coragem e dedicação a valores mais elevados:
2- Uma Grande Transição, de onde partimos para uma busca ainda mais profunda de transformação pessoal e espiritual, dispostos a nos libertarmos definitivamente de crenças e premissas e ir além dos limites conhecidos; e
3- Uma Síntese, de onde, transformados, estamos capacitados a ser agentes de transformação do mundo pela nossa força interior e pela demonstração de nosso exemplo vivo, ou seja, pela nossa Liderança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:Assim a boa liderança consiste em inspirar os demais para que pensem de maneira tal que o benefício atinja todos os envolvidos. O grande guru da administração, Peter Drucker, diz:
"A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."
"O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!"
Para saber se você é um líder de verdade, conte quantas pessoas prestam atenção ao que você diz. Isso poderá revelar a medida de sua capacidade de liderança, a influência que você exerce sobre os outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O que é a liderança? Artigo em Portal Gestão O que é a liderança?
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ISBN 85-352-0677-9.
LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9.
BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. Título Original "A Primer on Organization Behavior". 1992 - São Paulo - Editora Pioneira.
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