DISCIPLINA

INTRODUÇÃO
O estudo da disciplina talvez tenha se iniciado há longos anos atrás. Hoje em dia, o seu campo de atuação ultrapassa todos os limites uma vez que trata-se de algo aplicável a qualquer lugar, profissão e estado de espirito.

Ao iniciar um trabalho que envolve a disciplina como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o porque de seu surgimento e seu significado.

PALAVRAS CHAVE: Disciplina, Estudo, Pesquisa, Conhecimento.


ABSTRACT

Perhaps the study of it disciplines has if initiated it has long years behind. Nowadays, its field of performance exceeds all the limits a time that is about something applicable to any place, profession and state of spirit.

When initiating a work that involves disciplines it as study object, considers important, as starting point, studying because of its sprouting and its meaning.


KEYWORKS: It disciplines, Study, Research, Knowledge.


O QUE É DISCIPLINA!
O que dizer da Disciplina? O conceito popular nos ensina que disciplina é um regime de ordem imposta e a relação de subordinação entre um superior e seu inferior, com imposição de limites.

Na verdade disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".

Desta forma se alguém aqui já parou para pensar o quê Gandhi, Charles Chaplin, Einstein e Wiston Churchill tinham em comum?

E o que Buda e Lance Armstrong, compartilham?

É verdade que dificilmente iremos encontrar algo em comum entre personalidades tão diferentes, mas a resposta é muito simples, e nela reside a razão da grandeza de cada um deles.

Todos foram pessoas disciplinadas.

Nenhum deles teria conseguido realizar suas potencialidades se não tivesse realizado um esforço continuado.

É certo que Einstein era um gênio - mas de que isso adiantaria se ele não tivesse dedicado horas ao estudo e às questões que permitiram que formulasse a Teoria da Relatividade?

Buda sempre afirmou que qualquer um podia alcançar a iluminação - desde que colocasse isso como sua meta de vida e trabalhasse disciplinadamente para tanto.

Gandhi exigiu de si mesmo uma disciplina férrea, voltada para o seu ideal de libertação e integração da Índia.

Lance Armstrong é um ciclista profissional conhecido por ter vencido o Tour de France sete vezes consecutivas (1999-2005), logo após ter-se restabelecido de um câncer.

O fato é que todos nós somos potencialmente pessoas de sucesso, mas alguns acabam não realizando esse potencial. Para alcançarmos o que desejamos, temos que ser disciplinados.


Disciplina Aprendida
A civilização humana avançou bastante, tanto quanto a densidade demográfica. Hoje existem cidades com muitos milhões de habitantes.

Crescemos em quantidade e em qualidade. O ser humano, com avanços e retrocessos, sofisticou sua vida. Podemos beber um bom vinho num cálice de cristal. Há regras de trânsito para orientar milhares de automóveis. Escovar os dentes tornou-se um ato importante para a saúde individual e para as relações interpessoais. Tudo isso é civilização.

O ser humano não pode se comportar como animais em bando, cada um saciando suas próprias vontades, ignorando os conceitos éticos que dão à vida um sentido e uma razão de ser.

Limites e disciplina são conceitos que aprendemos depois que nascemos, e alguém tem que nos ensinar tais conceitos.


Componentes Principais da Disciplina
A disciplina não depende exclusivamente de um indivíduo; pressupõe a existência do disciplinador e do disciplinado em função de um objetivo, num determinado contexto. Em qualquer atividade que envolva seres humanos, temos que contar com suas diversas personalidades e com o relacionamento estabelecido entre eles.

O contexto da disciplina relaciona-se com o local, o horário e os valores culturais vigentes. Daí a complexidade de abordar o tema, pois uma regra pode variar conforme a hora, o lugar e as pessoas envolvidas. Sendo assim, as variáveis são inúmeras.

Disciplinar é um ato complementar, isto é, depende das características pessoais do disciplinador e do disciplinado.

Portanto, diferentes professores conseguirão diferentes resultados em uma mesma classe. A recíproca é verdadeira: diferentes classes promoverão diferentes comportamentos com um mesmo professor.

Por isso, que devemos ter atenção para algumas características psicológicas dos relacionamentos humanos. Eles são interativos, isto é, ação provoca reação, que, por sua vez, passa a estimular novas reações, numa sequência. O resultado final é o relacionamento interpessoal.


DISCIPLINA NA BIBLIA
A disciplina é uma expressão de amor paternal. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”


Disciplina na Vida
Disciplina é chave em praticamente todas as disciplinas humanas. Não espere grandes resultados em atividades que você não se dedica.

Fazer pela metade geralmente é igual ou quase igual a não fazer nada.

Vai iniciar um projeto ágil? Faça direito, aplique as praticas recomendadas, elas estão lá por um motivo. Vai estudar padrões de projeto? Aprofunde-se no assunto, leia livros, pratique. Só assim você vai ser um desenvolvedor, analista e gestor melhor.

Ou se entende isso ou continue eternamente na mediocridade.

"A disciplina, diz velho adágio militar, é à força dos exércitos".

É também a força principal de uma nação que não quer perecer. O levantamento nacional exige a colaboração e a adesão de todos.


Concluindo

Sem disciplina será difícil evoluirmos em qualquer campo. Todos os que chegaram ou chegarão ao sucesso terão que, de alguma forma, exercer uma enorme força de vontade, e impor uma disciplina a si mesmos.

"Muitas pessoas gastam metade do tempo a desejar coisas que podiam ter se não gastassem metade do tempo a desejá-las", diz Alexander Wollcott.

Os chineses costumam dizer: "numa viagem de 100 Km, depois de termos percorrido 99, estamos ainda apenas na metade do caminho..."


Bibliografia

Tiba, Içami. “Disciplina, limite na medida certa” / Içami Tiba. — São Paulo: Editora Gente, 1996 — 1a ed.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. “Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola.” São Paulo: Libertad, 1994.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENSACIONAL!!!

Natureza